Prêmio Tecnologia Social 2014, categoria Nordeste. FINEP.

Prêmio Tecnologia Social 2014, categoria Nordeste. FINEP. O reconhecimento é em decorrência da sistematização de INDIOS NA VISAO DOS INDIOS enquanto produção de conteúdos e diálogos promotores de bem-estar partindo desses conteúdos

REDE INDÍGENA MULTICULTURAL – RIM

A REDE INDÍGENA MULTIÉTNICA – RIM – vem nascendo junto a ONG Thydêwá desde 2002. Entre 2008 e 2009 vários fatos levam a sistematizar as ações da rede como uma metodologia original e sua produção tomou vulto, em 2011, com o lançamento de seu primeiro livro, em decorrência do reconhecimento e premiação “SOMOS PATRIMÔNIO” outorgado pelo Convenio Andrés Bello:

Continue reading

RISADA

 

Com o intuito de fortalecer ações em defesa ao modo de vida dos povos indígenas e aproximar as comunidades, a Thydewa deu inicio ao Projeto Rede de Artesanato indígena. O projeto visa a criação de uma Rede de Arte, Artesões e Artesanato indígenas, aqui denominada em reunião como R.I.S.A.D.A. – Rede Indígena Solidaria Arte de Artesanato, a ser desenvolvido através de um processo educativo de capacitação e mobilização sobre as condições da Economia Solidaria inicialmente com os moradores das comunidades indígenas Kariri Xocó, Pankararu, Pataxó Hãhãhãe e Tupinambá de Olivença.
As ações envolvem a valorização da cultura e dos saberes tradicionais, alem de promover o reflorestamento participativo de áreas já degradadas, a geração e melhor distribuição de renda através da Economia Solidaria e o envolvimento dos indígenas a fim de se tornarem autônomos do processo.
A rede de artesanato indígena destina-se a ser um espaço de vendas coletivas e de articulação e troca de informações entre as diversas pessoas e instituições envolvidas.
Princípios:
I. Busca da autonomia das comunidades indígenas;
II. Promoção do comércio justo e solidário;
III. Parcerias com outras instituições e redes solidárias;
IV. Valorização das dimensões: simbólica, cultural, artística e tradicional em todas as peças e processos;
V. Promoção do Altruísmo e coletividade;

ARCO DIGITAL

 

O computador conectado é novo arco e flecha dos indígenas; com ele se caça, se pesca, se buscam melhorias para as comunidades e se defendem os direitos.

Em 2006 e 2007 a THYDÊWÁ realiza um novo programa: ARCO DIGITAL – contando com a parceria: INSTITUTO OI FUTURO – Uma Comunidade Colaborativa de Aprendizagem para mais de 100 indígenas de mais de 20 etnias de todo o território brasileiro. Diálogos em Cultura, Cidadania, Educação, Sustentabilidade. Incuba-se este programa dentro da REDE INDIOS ON-LINE.

Em 2007 a dupla INDIOS ON-LINE-ARCO DIGITAL é selecionado como finalista do Premio ODM – Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, do PNUD.

Em 2008 a THYDÊWÁ recebeu o Prêmio Parcerias na categoria parceria constituída pela relação de cooperação entre a THYDÊWÁ e o Instituto Oi Futuro, outorgado pela Aliança Interage e o Instituto Ação Empresarial pela Cidadania.

[doptg id=”6″]

Índio quer Respeito e Paz

Em 2003 com patrocínio: Ford Foundation, através da CERIS – Centro de Estudos Religiosos e Sociais e Apoio: UNESCO, FUNAI, ANAI e Universidade Estadual de Santa Cruz/BA; a THYDÊWÁ realizou a Campanha: “ÍNDIO QUER RESPEITO” junto à Comunidade Tupinambá/BA (4.636 índios) em prol do resgate e valorização dos seus direitos com a qualificação de 20 índios para proferir palestras para 15.000 alunos da rede pública de Ilhéus/BA.

Continue reading