As indígenas Maria e Bárbara Pankararu visitaram a Colômbia a convite da Universidad Autónoma de Occidente (UAO) para um evento que reuniu comunidades indígenas, docentes e investigadores provenientes de instituições de diferentes partes do mundo para abordar a temática “Podemos falar de Bem Viver no contexto atual? Discursos de mentira, distrações e realidades”.

“A troca de experiências entre os vários povos presentes contribuiu para ampliar o olhar para as demandas e desafios dessas comunidades. O Bem Viver foca na relação entre comunidade e mãe terra e faz parte de cosmologia dos indígenas”, afirmou Maria Pankararu.

Durante o evento foram ouvidas experiências das integrantes de diferentes comunidades. O objetivo era dar visibilidade para os relatos das comunidades presentes frente as iniciativas de desenvolvimento que surgem em seus territórios e desse modo trazer à tona as consequências e impactos que geram esse tipo de iniciativa no cotidiano e na preservação cultural das comunidades.

Veja um pouco mais sobre a experiência de Barbara e Maria Pankararu na Colômbia

 

 

Recommended Posts