Você tem ouvido as “Mensagens da Terra”?

 

Muitos já sofreram inundações, secas, queimadas, tsunamis…

Pessoas morrendo de fome, espécies de animais e plantas extintas, rios e mares poluídos…  a temperatura aumentando… vírus… medo…

Nós aqui não queremos (i)SÓ-LAMENTO… Nós aqui queremos alegria e estamos dispostos a lutar com alegria. 

Capitalismo é violência, é guerra. Nós queremos a contaminação de paz e de amor!

Não nos conformamos com uma prisão que nos salva, nós queremos a liberdade plena, queremos encontros e abraços… Mas enquanto despertamos, enquanto tomamos consciência de quem somos e porque estamos vivos agora… sutilmente vamos DIALOGANDO, nos inspirando e fortalecendo nossas sabedorias e fés.

Esta iniciativa não busca números, está nutrida por e para corações. 

Se você quer DIALOGAR: – Seja Bem-vind@!  

Se você quer SOMAR: – Seja Bem-vind@!

Pelo momento, vamos dizer assim, pelo mês de Abril de 2020, vamos DIALOGAR, temos um filme para partilhar… e a partir do filme, queremos partilhar visões e sentimentos, queremos sonhar futuros cheios de vida, amor e alegria… Queremos ouvir corações e ouvir as “Mensagens da Terra”.

Você é nosso convidado para assistir o filme: “Mensagens da Terra” e queremos que você deixe um comentário por lá… Quem sentir vontade de um pouco mais; quiser dialogar, quiser somar… por favor, preencha o formulário de participação (https://www.thydewa.org/mensagens-da-terra-inscricao). Se você tem ideias ou sugestões…  Se você participa de um grupo que estuda, dialoga, debate ou discute e quer organizar um ENCONTRO DIGITAL com “MENSAGENS DA TERRA” por favor escreva para mensagensdaterra@gmail.com 

“Mensagens da Terra” é o que todos nós estamos recebendo agora. 

Para quem gosta de LINKs:

Assista nosso filme legendado em vários idiomas:

Muitos vêm sendo os indígenas (Ailton Krenak, Davi Kopenawa, Mamo Arhuaco, Roy Littlesun, Abuela Margarita, Berito Kuwaru´wa) os cientistas (Fritjof Capra, John Croft), e mais 15 mil), os ecologistas (Vandana Shiva, Joanna Macy, Lester Brown), os educadores (May East, Daniel Christian Wahl), … Quem vem alertando a humanidade sobre nossa atual crise. 

Sabemos que a crise não é só um vírus, sabemos que a crise não começou só a um mês

Os povos indígenas alertam sobre o aquecimento global há décadas, sobre a poluição, sobre a extinção das espécies… Sobre os desrespeitos que a humanidade tem para com o planeta, para com a sua Mãe Terra; ao mesmo tempo que propõem caminhos de vida

Os povos indígenas são a esperança ativa e viva da humanidade e por isso são alvos de extermínio.

O documentário “Mensagens da Terra” aqui apresentado em sua primeira versão oficial e aberta ao grande público, em pouco mais de 13 minutos de duração, traz com força e clareza não só a conjuntura atual mas também um visão critica de porque esta acontecendo o que está.

Jaguará Tupinambá nos fala dos rios que estão secando, do fogo na Amazônia, do petróleo derramado no mar… Atiã Pankararu nos alerta sobre o uso de agrotóxicos, da poluição… Mayá Pataxó Hãhãhãe chora as dores de nossa Mãe Terra maltratada, geme com a mineração e o “agronegócio” feitos de forma assassinaNhenety Kariri-Xocó explica que os seres humanos devemos fazer mais que “tirar” da Natureza, devemos cuidar, plantar, beneficiar, contribuir com a beleza, a diversidade e a expressão plena da vida. O vídeo documenta as opiniões e os sentimentos de quatro indígenas de quatro etnias, que representam a visão das tradições nativas onde as pessoas se entendem a si próprias como filhos da Terra, como parentes de plantas e animais, onde as culturas se fundam na vida e nas inter-relações de todo com todo.

O vídeo documentário e suas ações de diálogo “MENSAGENS DA TERRA” é fruto de um projeto idealizado pela indígena Maria Pankararu, primeira pessoa indígena brasileira a finalizar um doutorado. Maria é linguista (UFAL), pesquisadora em educação intercultural, nos últimos anos tem atuado como colaboradora da ONG Thydêwá e participado de uma pesquisa internacional sobre o “Bem Viver” – as formas de vida propostas pelos povos indígenas sobre a coordenação da Dra. Thea Pitman da Universidade de Leeds (Reino Unido). Com autoria coletiva e colaborativa fica disponível a pesquisa Sumak kawsay e a agenda do desenvolvimento sustentável (Debates críticos e respostas criativas desde uma perspectiva indígena latino-americana). Após dois anos de pesquisa e fortalecendo a parceria com a Thydêwá, Maria Pankararu formata e aprova um projeto por meio do Edital Setorial de Audiovisual 2019, com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia, permitindo que as filmagens ocorressem em fevereiro e a edição em março de 2020.

Agradecemos especialmente a Thea Pitman que apoia a pesquisa do filme e doou a tradução para o inglês. 

Agradecemos a Alicia Pacareu que fez a tradução para o espanhol e facilita pontes com a Universidad de Sabiduria Ancestral.

Agradecemos a Nicola Andrian que fez a tradução ao italiano e a Carina Rossa que leva o filme e os diálogos para milhares de jovens através de Scholas Occurrentes.

Agradecemos a Antoine Buquen pela tradução e apoio na França.

Agradecemos a todos os amigos da ATD 4 Mundo que estão divulgando o filme.

Venha SOMAR! Dialoguemos!

[gs-fb-comments]