SONY DSC

Jovens de 08 comunidades do Nordeste se reuniram na Oca Aberta, na sede da ONG Thydêwá, no território Tupinambá de Olivença (Ilhéus-BA), para iniciar o II Encontro de Jovens Indígenas do Nordeste. O Encontro tem como foco desenvolver talentos para que, juntos, os jovens possam criar uma produtora colaborativa (Startup) até o final deste ano de 2014 e lançar 02 ebooks indígenas no inicio de 2015.

No dia 20 de Julho, mais de 20 indígenas, homens e mulheres, de diferentes idades e de várias etnias fizeram um fogo, foram na mata e foram no mar, fizeram um ritual e vários preparativos para o Encontro que se iniciava e em especial para a chegada de alguns indígenas novos que estavam se somando ao grupo. Foi um dia de harmonizar a construção colaborativa da pauta que oficialmente se abriria ao dia seguinte em caráter de OFICINA DA PRODUÇÃO COLABORATIVA.

Nos dias 21 e 22;  nos dois primeiros dias de OFICINAS o desafio foi descobrir e revelar os sonhos de todos os participantes. Sonhos para a vida e sonhos de expressão realizáveis em muito curto prazo. Sonho individuais e coletivos. Sonhos individuais que partilhados com o coletivo, deixariam de ser individuais para serem grupais e em poucos dias se transformariam em realidade.

SONY DSC

Nos próximos dias a missão foi plantada em concretizar alguns desses sonhos com o apoio e criação da inteligência coletiva do grupo; como uma forma de formação em produção colaborativa multiformatos e multilinguagens.

Todos os Sonhos vieram alimentando e fortalecendo a PRODUTORA COLABORATIVA DE EMPREENDIMENTOS ELETRÔNICOS que o grupo esta construindo; produtora que nasce incubada na Pontão ESPERANÇA DA TERRA, a partir de uma OCA Aberta; com o apoio de uma OCA Digital… No coração do território Tupinambá de Olivença, em um momento especial de conflitos e de muita injustiça e violência.

A PRODUTORA continua fortalecendo seu pacto e produzindo 02 EBOOKS indígenas para lançar a público ao EMPREENDIMENTO CRIATIVO.

 O projeto conta com o apoio do Fundo Internacional para a Diversidade Cultural (FIDC) da Convenção de 2005 sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais da UNESCO e com a parceria do Ministério da Cultura; assim a ONG Thydêwá promove aos indígenas a apropriação das novas Tecnologias Digitais; produzindo com elas;  atualizando suas formas de Expressão; renovando linguajes; ao mesmo tempo que está fortalecendo as capacidade dos indígenas enquanto empreendedores culturais, que se aliam inter-étnica e alquimicamente desenhando sua própria PRODUTORA CULTURAL e DIGITAL.

SONY DSC

 

 

 

 

 

 

 

 

SONY DSC

 

 

 

 

 

 

 

 

SONY DSC

 

 

Recommended Posts