De 19 de abril a 15 de julho de 2018 (prorrogado, participe!!!):

Convidamos a todos os indígenas que queiram participar do livro coletivo e “MENSAGENS DA MÃE TERRA”

A ONG Thydêwá lança hoje dia 19 de abril de 2018 a convocatória para que autores, ilustradores e ou fotógrafos indígenas venham compor coletivamente o livro número 30° dentro da coleção ÍNDIOS NA VISÃO DOS ÍNDIOS: “MENSAGENS DA MÃE TERRA”.

Este livro está sonhado para dois públicos, as próprias comunidades indígenas e todos os seres humanos do mundo. Faremos o livro em português mas buscaremos traduzi-lo a muitas línguas. Temos hoje um recurso para fazer 500 unidades e buscaremos mais recursos para ampliar essa tiragem e faremos uma ou várias versões digitais para que as “MENSAGENS DA MÃE TERRA” cheguem a muitos muitos mesmo.

 

Quais são os “MENSAGENS DA MÃE TERRA”?

Que somos todos um. Que só é possível perpetuar a nossa espécie se vivermos em harmonia com os outros seres, se cuidarmos da Natureza, da vida, da nossa Mãe Terra. Que sendo todos nós filhos da mesma MÃE todos temos os mesmos direitos; todos temos que viver dignamente. Que o individualismo, a competição e o consumismo não nos levam a evoluir como civilização. Que a diversidade de culturas e opiniões é uma riqueza para ser vivida por todos. Que as promessas de progresso, de desenvolvimento ou de uma nova economia não podem estar baseadas na destruição da Natureza. Que nossa MÃE TERRA também tem direitos.

Se alguém quiser escrever sobre o Bem-Viver ou Sumak Kawsay… Se alguém quiser fazer uma crítica ao “progresso”… Esses temas são também MENSAGENS DA MÃE TERRA.

Esperamos que o livro tenha entre 10 e 30 autores de, pelo no mínimo, 10 povos indígenas do atual Brasil

Os interessados podem escrever: uma memória, um sonho, um desejo, uma esperança, uma canalização, uma história, uma narrativa, uma profecia, um conto, poesia, reportagem, testemunho, carta, reflexão/ões… total liberdade de gênero e estilo!

A ONG Thydêwá formará uma comissão de entre 3 e 5 pessoas para selecionar os textos, desenhos e fotos que irão compor o livro. Porém, todos os conteúdos enviados, sempre que seus autores o autorizarem, farão parte de uma página na internet.

O livro terá tiragem de 500 exemplares, sendo que 200 ficarão para a Thydêwá e os 300 serão distribuídos proporcionalmente entre os autores.

O livro terá 64 páginas, com a previsão de 60 de autoria indígena e 04 institucionais. Os indígenas autores poderão participar com um (01) ou vários conteúdos sendo que, em total, cada pessoa será responsável de entre 01 e 08 páginas.

Dos 300 livros que serão distribuídos entre os autores indígenas será respeitada a seguinte escala: Quem for autor de 01 página receberá 5 livros; de 02 páginas – 10 livros; de 03 páginas – 15 livros; de 04 – 20; de 05 – 25; de 06- 30; de 07- 35 e de 08 páginas – 40 livros.

O tamanho da participação de cada autor dependerá da sua vontade e do diálogo entre os interessados com a comissão editora que irá equilibrar o livro visando a diversidade de enfoques, diversidade de etnias participantes e qualidade dos conteúdos.

Uma página do livro terá em média entre 100 e 500 palavras e/ou 01 foto e/ou pintura e/ou desenho. Para uma foto ser impressa no livro, ela precisará ter no mínimo 1000 Kb ou 1 MB. Quanto maior a resolução, melhor.

O orçamento deste livro não contempla ajuda de custos para a produção dos conteúdos. Cada autor permanecerá com seus direitos autorais intactos sobre sua produção que poderá reeditar a sua livre escolha; sendo que a versão publicada nesta obra estará disponível na licença Creative Commons – Atribuição-Uso Não-Comercial. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais e, embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos. Mais informações em: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/

Pretendemos disponibilizar na internet uma versão digital do mesmo livro para qualquer pessoa interessada baixá-lo gratuitamente. Pretendemos também traduzir o material para o espanhol, inglês e outros, e publicar em forma digital ou impressa, todos ou parte dos conteúdos.

Todo indígena que tenha lido esta proposta e concorde com a mesma pode participar.

A participação é voluntaria e não implica em repasse de recursos nem antes e nem depois da publicação. Cada participante é livre de participar e se decide faze-lo é pela motivação de contribuir na divulgação das MENSAGENS DA TERRA, em beneficiar a vida e não com objetivos de promoção individual ou enriquecimento financeiro.

Esperamos que mulheres e homens, jovens e adultos, indígenas de várias etnias participem.

O livro é para todo o público. É bom produzir sabendo que o livro poderá ser lido tanto por indígenas como não indígenas e que, provavelmente, venha ter muitos leitores jovens.

As matérias podem ser feitas por uma ou mais pessoas, até por um grupo. Uma pessoa fará contato com a Thydêwá para ser o representante da proposta de conteúdo.

Os interessados devem enviar suas matérias (textos e fotos, desenhos e ou pinturas) para contatos@thydewa.org  até o dia 15 de julho de 2018.

A Thydêwá fica receptiva a sugestões e aguarda as participações.

Recommended Posts