“ÍNDIOS NA VISÃO DOS ÍNDIOS”

Formação de indígenas de várias etnias e nações para atuarem como historiadores, antropólogos, jornalistas e fotógrafos de suas próprias realidades.

 

Em 2001 a THYDÊWÁ contou com a CARDIM SOLUÇÕES INTEGRADAS, com o patrocínio: Bom Preço do Nordeste S/A através do Programa Faz cultura, e o apoio Institucional da UNESCO, para lançar os seguintes livros:

1)     Kariri-Xocó/AL (fazer dowload)

 

 

 

2)     Pankararú/PE (fazer download)

 

 


3)     Fulni-ô/PE (fazer download)

 

 


4)     Tumbalalá/BA (fazer download)

 

 


Durante 2002 continuamos promovendo Oficinas de Identidade e Expressão Criativa possibilitando que em 2003 fossem lançados:

5)     Kiriri/BA (fazer download)

 

 


6)     Tupinambá/BA (fazer download)

 

 


7)     Truká/PE (fazer download)

 

 


Sendo este último livro traduzido ao Francês e lançado numa turnê pela França e Suíça:

8 ) Les Indiens par le regard des Indiens : Truká.

Estes livros foram e são utilizados dentro das próprias aldeias indígenas participantes, bem como também são trabalhados dentro das escolas dos não-indígenas,  além  de ser gratitamente divulgados para o público em geral.

Através do bate-papo dos indígenas nas escolas das cidades e orientação pedagógica da THYDÊWÁ criamos o subprograma “ÍNDÍGENAS NAS SALAS”.

Foram muitos os eventos onde a THYDÊWÁ promoveu o diálogo intercultural direto entre indígenas e a sociedade global. Desde 2002 ate finais de 2009, contabilizamos mais de 1.000.000 de contatos diretos.

Em 2003/2004 a THYDÊWÁ cria um novo subprograma: “ÍNDIOS LENDO” com patrocínio: CESE – Centro Ecumênico de Serviços para o Incentivo à leitura e conhecimento de novas experiências através da troca de 1.500 livros da Coleção: Índios na Visão dos Índios por outros 3.000 livros diversos que serviram para fortalecer as bibliotecas dos indígenas.

A THYDÊWÁ recebe o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2004, pelas ações de preservação do patrimônio cultural brasileiro, promovido pelo Ministério da Cultura – MinC e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

Em 2004 a THYDÊWÁ apóia a realização do documentário: “IRMÃOS NO MUNDO”, com patrocínio da Fundação Padre Anchieta e do Ministério da Cultura e direção de Sebastián Gerlic. O Vídeo documentário abordando o modo de vida, costumes e tradições das Nações Tupinambá/Ilhéus/Bahia e Tumbalalá/Curaçá/Bahia. Ganhador do 1º Prêmio NACIONAL DOCTV pela Bahia.

Dando continuidade a coleção de livros, a THYDÊWÁ facilita a elaboração de seu primeiro livro coletivo inter-étnico. Em 2004 e 2005 se realiza um novo projeto: “CANTANDO AS CULTURAS INDÍGENAS” com Patrocínio: BNDES, através do Programa de Apoio a Crianças e Jovens em Situação de Risco Social: Transformando com Arte. Foram 3.500 crianças das comunidades: Pataxó Hâhãhãe, Xucuru-Kariri, Kariri-Xocó, Pankararú, Tumbalalá, Tupinambá e Truká através dos cantos e danças sagrados, revisitam suas histórias e redescobrem um novo Brasil, falando de Cidadania, de Direitos Humanos, de Ecologia e de Diversidade Cultural.

 

9)     Cantando as Culturas Indígenas (fazer download)

Em 2007 a THYDÊWÁ realiza novas Oficinas e consegue imprimir novos livros com a parceria do Ministério da Educação e Banco do Nordeste do Brasil.

10)  Pataxó Hãhãhãe (fazer download)

 

 


11)  Pataxó do Prado (fazer download)

 

 


Em 2008 a THYDÊWÁ facilita a construção de seu segundo livro coletivo inter-étnico, relacionando o projeto editorial existente com os processos que desde 2004 vem realizando com as TICAS – Tecnologias de Informação Comunicação e Aprendizagem, contando para isto com a parceria do INSTITUTO OI FUTURO.

12)  Arco Digital (fazer download)

 

 

 

 


Em 2008 a THYDÊWÁ executa o projeto: “KARIRI-XOCÓ CANTA” com patrocínio Banco do Nordeste do Brasil e Apoio: Ministério da Cultura e Secretaria do Estado da Cultura do Governo de Alagoas produzindo um CD de música de quase uma hora de duração (fazer download do CD) e documentário de 26 minutos em DVD do ritual de cantos tradicionais Kariri-Xocó, e eventos públicos para mais de 15.000 pessoas dialogarem interculturalmente com os indígenas. Saiba mais.

Em 2008 a THYDÊWÁ realiza mais Oficinas e lança mais um livro de sua coleção: “INDIOS NA VISAO DOS INDIOS” com patrocínio: Banco do Nordeste do Brasil, Apoio: Ministério da Cultura e Secretaria de Cultura da Prefeitura de Camaçari – BA e eventos públicos em Salvador, Camaçari, Itabuna, Ilhéus, Una e Buerarema para mais de 20.000 pessoas dialogarem interculturalmente com os Tupinambá.

 

13)  Nos Tupinambá/BA (fazer download)

 

 

 

Em 2008 a THYDÊWÁ a partir de 06 livros já editados dentro desta coleção, preparou uma edição especial em Frances, com o apoio do Conselho Regional do Limousin e a Casa dos Direitos dos Homens (MDH)(França) e lançou esse exemplar na França e na Bélgica através de campanhas de diálogo intercultural com três indígenas em tournée de 40 dias : 14)  Les Indiens vus par les Indiens du Nordeste du Brésil

 

Em 2008 a THYDÊWÁ recebe o Premio CAB – “SOMOS PATRIMONIO” do Convenio Andrés Bello e começa a trabalhar um novo livro coletivo inter-étnico que será lançado em 2011.

Em 2008 a THYDÊWÁ apóia a realização do documentário: “O SAL TUPINAMBÁ” do diretor Sebastián Gerlic, que ganha o Premio Alexandre Robatto no XII Festival Nacional de vídeo em 5 minutos.

Em 2010 a THYDÊWÁ apóia a realização do documentário: “INDÍGENAS DIGITAIS” do diretor Sebastián Gerlic.

Em 2011 a THYDÊWÁ realiza mais uma Oficina que resulta no livro “Índios na visão dos índios: Potiguara” (pode baixar por aqui), contando com a parceria do BNB.

Em 2011 a THYDÊWÁ fecha o livro que iniciou com o Prêmio Somos Patrimônio através do apoio financeiro do IPAC. Em breve o livro: Índios na visão dos índios: Somos Patrimônio estará disponível para baixar por aqui.