INDÍGENAS PANKARARU LANÇAM SEU PRIMEIRO CD:

No domingo 17 de Abril, entre ás 10 e as 11h, no Terreiro do Poente, na aldeia Brecho dos Padres, Terra Indígena Pankararu (Município de Tacaratu  – PE), os indígenas lançam seu primeiro CD de músicas tradicionais: “Toantes, Buzio e Toré Pankararu”. O evento é livre e gratuito. Os indígenas comemorarão este registro dentro da própria aldeia onde foi gravado, o grupo de jovens Pankararu farão uma apresentação dos Buzios e pela tarde se distribuirá o CD entre os participantes da gravação, as lideranças e os educadores.  Ainda no domingo, pela tarde, haverá também a possibilidade dos visitantes conhecer um ritual, onde haverá Toantes e Toré.

Nas próximas semanas, os indígenas visitarão algumas cidades para promover a valorização de sua cultura. O evento na aldeia visa primeiramente agradecer todos os participantes e aproveitar a oportunidade para convidar pessoas não indígenas para conhecerem os cantos e as danças Pankararu, bem como a própria aldeia. Os Pankararu visam ainda dialogar com o público no intuito de diminuir o preconceito e promover a cultura da paz.


O projeto, realizado pela ONG Thydêwá, conta com patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil, através de seu Programa BNB de Cultura permite aos Pankararu terem seu primeiro registro digital contendo uma hora de sua musicalidade tradicional; uma iniciativa de valor não só para os indígenas, mas para toda a humanidade. O coordenador do projeto, Sebastián Gerlic, informa que “o CD foi inteiramente gravado na aldeia e não tem efeitos de masterizado, ele transporta o ouvinte para o clima do ritual tradicional, permitindo a todos apreciar parte das belezas da cultura Pankararu”. O CD foi gravado em setembro de 2010, num ritual realizado com os Praia – Encantos do Povo Pankararu -, e conta com quatro puxadores no canto e no maracá: Euclido, Dida, Atia e Francisco.

“Nós Pankararu somos essencialmente musicais. Nossos toantes são o ele entre o passado e o presente, entre o imaginário e o real. Cantamos e dançamos movidos pela fé, a alegria e o prazer. Cantamos agradecendo a vida. Dançamos a felicidade de sermos nós mesmos, os Pankararu!” Maria Pankararu.
Além da gravação de áudio, os indígenas realizaram fotografias e publicam em forma constante matérias no site: www.indiosonline.org.br, site do Ponto de Cultura do mesmo nome que conta desde 2005 com a colaboração da ONG Thydêwá e do Ministério da Cultura. O protagonismo dos indígenas Pankararu e de outras etnias pode ver refletido em vários produtos disponíveis como livros e filmes, inclusive com a participação dos Pankararu, vejam:

<iframe title=”YouTube video player” width=”640″ height=”390″ src=”https://www.thydewa.org/wp-content/uploads/2015/07/demo-image-default.jpg” frameborder=”0″ allowfullscreen></iframe>

A Campanha: “Somos Diversidade – Somos Patrimônio” continua por três meses realizando atividades em Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Bahia. A ONG Thydêwá recomenda o site: www.thydewa.org onde há links para 12 livros da coleção: “Índios na visão dos índios”, para vídeos da temática indígena e para músicas indígenas; um site ideal para professores, alunos e qualquer pessoa interessada e conhecer mais sobre as culturas indígenas através do protagonismo dos próprios indígenas.

Sobre o CD:

Ficha Técnica:

Realização: ONG THYDEWA
Coordenação: Sebastián Gerlic
Direção Cultural e Produção na aldeia: Atiá, Geovan, Tainá Pankararu.

Vozes principais: Euclido, Dida, Atiá e Francisco.

Técnicos de gravação, mixagem e masterização: Nicolas Hallet e Hilário Passos

Sobre o conteúdo: