Dezesseis mulheres de oito comunidades indígenas do Nordeste participarão de uma oficina de sexualidade entre os dias 09 e 13 de março, em Olivença-BA. O encontro é o quarto da Rede Pelas Mulheres Indígenas (http://www.mulheresindigenas.org), iniciada em março de 2014, e que ganha força pela união de 08 comunidades do Nordeste – Pataxó de Barra Velha, Pataxó de Cumuruxatiba, Pataxó Hã Hã Hãe, Tupinambá (BA), Pankararu (PE), Xokó (SE), Kariri-Xocó, Karapotó-Plakiô (AL). Durante o encontro, será lançada a versão final do livro Pelas Mulheres Indígenas, que foi escrito e fotografado pelas mulheres das oito etnias do Nordeste.

 

Para debater o tema sexualidade, foi convidada a especialista no tema Paula Viana, integrante do Grupo Curumim, que já desenvolveu campanhas relacionadas à gestação e parto, aborto e outros temas relacionados à saúde reprodutiva. A ideia de trazer sexualidade para o centro da discussão surgiu no primeiro Encontro da rede feminista diante das diversas dificuldades que as mulheres indígenas enfrentam com relação a esse tema: desde a contracepção, até a discriminação e estereotipação, até conciliar a vida de mãe com as demandas da sociedade atual. A mulher tem sido retratada na mídia seguindo um padrão de beleza, juventude, raça/etnia e classe social que não corresponde à  diversidade brasileira.  Criar espaços de discussão, reflexão e de empoderamento com e para as mulheres indígenas faz com que possamos fomentar o olhar crítico e à conscientização de que não somos objetos de consumo e que não concordamos com a hiperssexualização de nossa imagem”, reflete Paula.

 

Durante o evento, será lançada a versão final do livro Pelas Mulheres indígenas, que traz relatos da vida das mulheres indígenas das oito etnias do Nordeste e uma Cartilha Contra Violência, que apresenta informações para apoiar mulheres vítimas de violência. Os relatos foram escritos e fotografados pelas próprias mulheres indígenas.

 

Este já é o quarto encontro organizado pela rede e ocorre na sede da ONG, em Olivença, Ilhéus (BA). Além dos encontros presenciais, o projeto também desenvolve uma plataforma online que reúne conteúdos desenvolvidos pelas mulheres das 08 comunidades. O projeto Pelas Mulheres Indígenas é patrocinado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência República (SPM-PR) e desenvolvido pela ONG Thydêwá.

 

A ONG Thydêwá trabalha desde 2002 para o fortalecimento das comunidades indígenas, para a consciência planetária e promoção da cultura da paz. Nos últimos anos, tem aliado a apropriação das Tecnologias de Informação, Comunicação e Aprendizagem a projetos que lutam por relações interculturais justas e verdadeiras, como a rede Índios On-Line (www.indiosonline.net – desde 2004); Índio Educa (www.indioeduca.org – desde 2011) e a Rede Indígena de Arte e de Artesanato (www.risada.org – desde 2011).

 

Serviço:

O quê: SEXUALIDADE É TEMA DE ENCONTRO DE MULHERES INDÍGENAS

Mais informações: http://www.mulheresindigenas.org, joana@thydewa.org

Contatos para entrevistas: Joana Brandão (73) 3269-1970

Fotos: Veja fotos e vídeos em nosso site www.mulheresindigenas.org

Recommended Posts