Com o intuito de fortalecer ações em defesa ao modo de vida dos povos indígenas e aproximar as comunidades, a Thydewa deu inicio ao Projeto Rede de Artesanato indígena. O projeto visa a criação de uma Rede de Arte, Artesões e Artesanato indígenas, aqui denominada em reunião como R.I.S.A.D.A. – Rede Indígena Solidaria Arte de Artesanato, a ser desenvolvido através de um processo educativo de capacitação e mobilização sobre as condições da Economia Solidaria inicialmente com os moradores das comunidades indígenas Kariri Xocó, Pankararu, Pataxó Hãhãhãe e Tupinambá de Olivença.
As ações envolvem a valorização da cultura e dos saberes tradicionais, alem de promover o reflorestamento participativo de áreas já degradadas, a geração e melhor distribuição de renda através da Economia Solidaria e o envolvimento dos indígenas a fim de se tornarem autônomos do processo.
A rede de artesanato indígena destina-se a ser um espaço de vendas coletivas e de articulação e troca de informações entre as diversas pessoas e instituições envolvidas.
Princípios:
I. Busca da autonomia das comunidades indígenas;
II. Promoção do comércio justo e solidário;
III. Parcerias com outras instituições e redes solidárias;
IV. Valorização das dimensões: simbólica, cultural, artística e tradicional em todas as peças e processos;
V. Promoção do Altruísmo e coletividade;

Related Works

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment