Programa Dragon Dreaming nas Aldeias 2017

 In Blog, IMPRENSA

 

Apoio na gestão colaborativa de 8 Pontos de Cultura Indígena (PCI´s) no Nordeste

Apoio na gestão colaborativa de 8 Pontos de Cultura Indígena (PCI´s) no Nordeste

A ONG THYDÊWÁ busca pessoas que queiram passar um período entre 10 a 20 dias nas Aldeias para apoiar na estruturação e fortalecimento dos  PCI´s do programa do Mensagens da Terra, através da convivência e acompanhamento das atividades diárias. Cada PCI conta com uma equipe entre 4 e 8 indígenas de diferentes idades que promovem o fortalecimento de suas culturas (registro multimidia da memória, divulgação dos saberes tradicionais, transmissão de conhecimentos, etc) e o acesso a cidadania.)

Período das Atividades:

– entre fevereiro e março de 2017

Inscrições:

– até dia 12 janeiro 2016 em www.goo.gl/forms/Kr1hLhZLyzXGC1rk1


Benefícios:
– hospedagem familiar na Aldeia

– alimentação local

– transporte ida e volta – aeroporto local x aldeia

– convívio e aprendizagem com a cultura indígena

– aprendizagem prática do DD em projetos que utilizam esta tecnologia social

Requisitos Obrigatórios:
– ter feito o curso de introdução ao Dragon Dreaming

– disponibilidade para trabalhar meio período

– despojamento



Requisitos Desejáveis:
–  ter feito o curso de aprofundamento ao Dragon Dreaming

– experiência com gestão colaborativa e facilitação de processos de grupos

– experiência com trabalhos em comunidades indígenas/tradicionais/populares

– colaboração, adaptabilidade, flexibilidade, empatia, visão holística e boa capacidade de comunicação

O QUE É UM PONTO DE CULTURA INDÍGENA- PCI?

O PCI ou Ponto de Cultura Indígena é um espaço de aprendizagem. É um meio que algumas comunidades indígenas usam para divulgar suas realidades. É uma porta para buscar apoio para e das comunidades. O PCI unifica as atividades culturais de cada comunidade. Atualmente existe mais de 100 PCIs no Brasil, a ONG Thydêwá colabora com o fortalecimento de 08 PCIs através de uma REDE promovida pelo programa MENSAGENS DA TERRA fruto de um convenio entre a Thydêwá e o Ministério de Cultura do Brasil.

 

MAS… PARA QUE SERVE OS PCIs?

O PCI serve para desenvolver ações voltadas ao fortalecimento e afirmação da cultura indígena; e a união dos PCIs serve para fortalecer todas as nações indígenas.

O PCI serve para atender as necessidades dos indígenas que moram nas comunidades (denunciar, projetar, buscar auxílios, estudar, pesquisar, aprender coisas novas, fortalecer os conhecimentos tradicionais…); desenvolver os jovens para serem lideranças, apoiar as lideranças em seus trabalhos; promover a Cultura; Defender o Meio Ambiente; Melhorar a qualidade da Educação Específica e Diferenciada; Fortalecer a Memória da Etnia, sua Cultura e sua Identidade; Elaborar projetos benéficos para a comunidade; Apoiar a Saúde Diferenciada (ervas, parteiras, rituais…). Promover o Diálogo para a paz.

O programa MENSAGENS DA TERRA foi previsto para três anos de atividades, e em julho de 2016 começou seu segundo ano de atividades. Das atividades do primeiro ano temos como um dos resultados 08 DIAGNOSTICOS PARTICIPATIVOS, um sobre cada comunidade que “cuida” de um PCI; conheça as 08 comunidades em www.mensagensdaterra.org (materiais multimídia) ou pelo livro digital gratuito: http://www.thydewa.org/wp-content/uploads/2015/03/LIVRO-PERCURSOS-CARTOGRAFICOS-FINAL_web.pdf


Para conhecer a ONG que apoio o trabalho:
www.mensagensdaterra.org

www.thydewa.org www.youtube.com/watch?v=DQL81cv-D9w


Contatos:
ddnasaldeias@gmail.com

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]
Recent Posts

Leave a Comment