O livro “Índios na visão dos índios: Potiguara” já esta disponível na internet.

LEIA e comente!

Sobre o evento de lançamento:

Na terça feira 19 de Abril, Dia do Índio, há um convite aberto para conhecer a aldeia São Francisco (Baía da Traição – PB) dos indígenas Potiguara que estarão realizando um ritual de Toré e comemorando o lançamento do livro escrito e fotografado por eles: “Índios na visão dos índios: Potiguara”.

O evento é livre e gratuito, e esta previsto para acontecer entre as 09 e às 11h, contando com cantos, danças e depoimentos. O projeto conta com a realização da ONG Thydêwá, o patrocínio do BNB e o apoio do Ministério da Cultura.

Os indígenas esperam aproveitar esta oportunidade para dialogar com o público, compartir ideias e apresentar sua cultura, sua historia e seus produtos produzidos como livros, CDs, DVDs, sites, artesanatos e fundamentalmente fortalecer relações de respeito e beneficio mutuo com toda a sociedade.

Contando com o patrocínio do Banco do Nordeste através de seu programa de Cultura, a ONG Thydêwá realizou mais uma parceria com o povo Potiguara para que os indígenas mesmos registraram seus sentimentos e opiniões num livro que possui 64 paginas e mais de 50 fotografias. A população Potiguara esta estimada em 15.000 indígenas e agora terão um livro feito por eles mesmos mostra-se para o mundo, bem como para o apoio didático na suas próprias escolas nas aldeias.

Os Potiguara já vinham participando de outros projetos da ONG Thydêwá, como o Ponto de Cultura Índios On-Line, o Pontão Esperança da Terra e outros. Agora juntos os Potiguara e a Thydêwá estão lançando este livro que é o 15° da coleção, que já recebeu importantes reconhecimentos como: Premio Rodrigo Franco de Melo Andrade (IPHAN) e o Mídia Livre 2010 pelo MinC.


A Campanha: “Somos Diversidade – Somos Patrimônio” continua por três meses realizando atividades em Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Bahia.