DSC_0055

Ainda há chances de escrever para o livro Memória da Mãe Terra, o novo número da coleção Índios na Visão dos Índios. O novo prazo para submissão é 30 de maio de 2014.

A ONG Thydêwá convida indígenas para que, como autores, através de textos e/ou fotos e/ou desenhos, façam suas contribuições.

Temos já uma primeira tiragem de 1000 exemplares garantida através do Prêmio Memória outorgado pelo Instituto Brasileiro de Museus à Thydêwá.

Sobre o tema Memória da Mãe Terra

Terra tem Memória. A Terra lembra. E muitos de nós – humanos – não sabemos mais nem lembrar e nem ouvir a nossa Mãe Terra. Nosso passado está ausente de nosso presente ameaçando o nosso futuro. Neste livro, os indígenas mediarão esta Memória conscientizando os leitores. Memórias da vida são necessárias nesta crise contemporânea na qual a civilização dominante impõe a cultura da morte.

Os indígenas atuarão como interlocutores da Mãe Terra sendo porta-vozes da Natureza. Os indígenas, através deste trabalho,
destacarão a Memória e a Expressão dos sentimentos do nosso Planeta.

Os filhos da Terra canalizarão este livro-semente para ser amplamente partilhado.

A coleção Índios na Visão dos Índios já tem 19 números. São livros feitos por índios para o público geral, para crianças, jovens, adultos, idosos, indígenas e não-indígenas. Por isso, valorizamos textos escritos com a força do coração e direcionados ao coração dos leitores.

Sugerimos escrever em primeira pessoa, podendo o autor fazer brotar os sentimentos da Mãe Terra ou os do próprio indígena autor. Aceitamos também textos escritos na primeira pessoa do plural, assim: Nós Tupinambá, ou Nós Apinajé ou Nós filhos da Terra,  Nós indígenas…

Procuramos evitar textos acadêmicos que possuem uma linguagem mais complexa, que seria de difícil leitura para uma criança ou jovem, e fale de forma imparcial. Por isso, aproveite e fale a partir de seu coração, de sua história, de suas memórias, das memórias de seus parentes, a partir do olhar que só você pode fornecer. Ou encarne-se na própria Mãe Terra e, em primeira pessoa, sintonizado com ela, escreva por ela… Traduza em palavras os sentimentos da Natureza. Pulse com o Cosmos e canalize uma mensagem para o livro. Traduza o sentimento das árvores, ou de um rio, de uma montanha, seja mediador do ar, do fogo.

Partilhe com os humanos a palavra da vida.


Informações em Convite Memória da Mãe Terra

 

Recommended Posts