Descobrir sonhos compartilhados será objetivo deste 2o Encontro

livrosdigitais4

 

Dezesseis jovens indígenas de 08 comunidades do Nordeste (Pataxó de Barra Velha, Pataxó de Cumuruxatiba, Pataxó Hã Hã Hãe, Tupinambá, Pankararu, Xokó, Kariri-Xocó, Karapotó-Plakiô) se reunirão entre os dias 20 e 24 de julho para discutir de que forma os sonhos e as potencialidades de cada comunidade podem convergir em um trabalho comum.

 

Este é o segundo Encontro do projeto “Livros Digitais Indígenas”, de autoria da Thydêwá, com o apoio do Fundo Internacional para a Diversidade Cultural (IFCD) da Convenção de 2005 sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais da UNESCO.

Livrosdigitais3

 

Entre os objetivos do projeto está a produção de dois livros digitais indígenas e a criação de uma produtora colaborativa (startup) que possibilite às comunidades realizar empreendimentos de Economia Criativa e Solidária de autoria dos jovens indígenas. O projeto integra as ações da Rede de Pontos de Cultura Indígena do Nordeste – Mensagens da Terra, que teve suas atividades iniciadas em março de 2014, contando com a parceria do Ministério da Cultura.

 

Ao total serão três encontros presenciais de 40 horas que, aliado ao trabalho a distância nas comunidades, ao fim de um ano levarão à publicação de dois livros digitais em Português, Francês, Inglês e Espanhol e que contarão com alguns conteúdos à disposição gratuitamente. Os 02 livros digitais estarão disponíveis à venda nas principais lojas do comercio eletrônico editorial.

 

LivrosDigitais2

 

Para Fernanda Martins, uma das coordenadoras do projeto, o objetivo é encontrar de que forma os sonhos individuais de cada participante podem servir para a melhoria de suas próprias comunidades. “A intenção é que eles aprendam a valorizar aquilo que sabem e gostam de fazer, e utilizem suas próprias potencialidades em benefício de seus povos”, comenta.

 

“Estamos ansiosos para sentir as expressões artísticas dos indígenas envolvidos no projeto. Esperamos encerrar este encontro com acordos de como produzir colaborativa na alquimia de todos os participantes”, finaliza Sebastian Gerlic, presidente da Thydêwá.

 

Serviço:
O quê: II Encontro do projeto “Livros Digitais Indígenas”.
Quem: ONG Thydêwá, com o apoio da UNESCO, e a parceria do Ministério da Cultura.

Quando: 20 a 24 de julho de 2014.

Onde: Sede do Pontão Esperança da Terra (Thydêwá), em Olivença, Ilhéus (BA).

Sugestões de fonte: fernanda@thydewa.org – Fernanda Martins (jornalista coordenadora do Projeto), sebastian@thydewa.org – Sebastián Gerlic (presidente da Thydêwá).

 

 

 

Recommended Posts