20140519_142907

Noves representantes dos Pontos de Cultura Indígenas e da ONG Thydêwá estiveram presentes no Fórum Nacional de Pontos de Cultura Indígenas e na Teia Nacional de Pontos de Cultura, em Natal, entre 19 e 24 de maio.

Jovens, adultos, lideranças e mulheres indígenas, das etnias Pataxó, Pankararu,  Xokó e Tupinambá, participaram ativamente das diversas atividades do encontro, entre elas discussões sobre políticas públicas para povos indígenas e sobre os direitos desses povos, oficinas de audiovisual, cinema e animação, debates sobre gênero e mostra de cinema indígena.

As mulheres indígenas dos Projeto Eu Sou Pelas Mulheres Indígenas fizeram uma cobertura do evento sob a ótica dos direitos das mulheres, entrevistando parentes de outras regiões. As entrevistas saíram no Índios On-line, no Blogue das Mulheres Indígenas, e no site da cobertura colaborativa do evento, o iTEIA, sendo republicada pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).

Veja os vídeos:

1. Voz da mulher indígena com Joana Munduruku na TEIA 2014

2. Voz das mulher indígena do Amazonas e SC na Teia 2014

3. Fernanda Kaingang: a voz das mulheres indígenas na Teia 2014

4. Voz da mulher indígena Kaxinawá na TEIA 2014

 

Marlene Pataxó e Maria Amaral expuseram seu artesanato indígena mostrando esta tradição cultural na Feira de Economia Criativa. Fernando Pankararu, que realizou um toante indígena na mesa de abertura do Fórum, explicou, para a cobertura do evento, o significado deste ritual sagrado. Veja aqui o depoimento.

 

20140522_182806

Recommended Posts