Através de muitas conversas entre a Thea Pitman na Inglaterra, Maria das Dores de Oliveira e Sebastián Gerlic, no Estado da Bahia, foi se desenhando uma viagem de INTERCAMBIO e DIFUSÃO, para fortalecer e criar pontes entre o Nordeste brasileiro e o Reino Unido.

Contando com o patrocínio do GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA, através da Secretaria da Cultura, por meio do Fundo de Cultura da Bahia; e com o apoio da Universidade de Leeds, que pela sua vez recebeu apoio do British Academy e do Arts and Humanities Research Council.

Figura 1 04 brasileiros no Reino Unido

Figura 2 Atiã Pankararu e Maria Pankararu na Mostra “INDÍGENAS DIGITAIS” dentro da Universidade de LEEDS

Por um lado, INTERCAMBIOS de opiniões, sentimentos, experiências, práticas e conhecimentos; saberes acadêmicos e saberes populares, formas de resistir, re-existir e do “Bem Viver” (Sumak Kawsay). Cultura da Paz… Diversidade Cultural… Cultura da Vida foram os grandes temas. Produção Cultural, promoção cultural, criatividade, inovação, cooperação, solidariedade e Direitos Humanos foram temas muito abordados.

Figura 3 Nos corredores da Universidade de Leeds, os indigenas brasileiros ao vivo e ampliados nas paredes

Figura 4 A comita do Brasil dialogou com as pessoas da Universidade, também de “forma informal”

Por outro lado, representantes da Bahia e do Brasil, divulgaram para o grande público do Reino Unido um pouco sobre a Historia, o Presente, as Artes e as Culturas Indigenas do Nordeste brasileiro. Quem foram e que são os indígenas; como viviam e como vivem; que contribuição já fizeram e que contribuições fazem hoje ao Brasil e ao Mundo. Como é o dia-a-dia nos territórios indígenas, quais são os desafios, os retos, as ameaças, as alegrias e as violações que os indígenas enfrentam. A comissão brasileira fez a DIFUSÃO de vários projetos realizados em campo como: “ARTE ELETRONICA INDÍGENA”, “PONTOS DE CULTURA VIVA”, “MEMORIA VIVA”, “OCA DIGITAL”, “PELAS MULHERES INDIGENAS”, “CELULARES INDIGENAS”, “RADIA CUNHÔ e outros, e partilhou como muitos destes projetos são apoiados pelo governo da Bahia e ou pelo Governo Federal, trazendo as politicas publicas como marco e conquistas adquiridas.

Figura 5 a Universidade de Leeds festeja 02 anos de diálogos direitos com a ONG baiana: Thydêwá

AGENDA:

1° PAIS DE GALES

Figura 6 Maria Pankararu e Sebastian Gerlic, com o apoio do FCBA do governo da Bahia visitaram o Reino Unidos

Figura 7 Gerlic na entrada do CAT

Sabado 1, Domingo 2, segunda 3 e terça 4 de dezembro foram escolhidos para INTERCAMBIAR E DIFUNDIR com e em C.A.T. – Centro Alternativo de Tecnologias. O CAT – “Center for Alternative Technologys” esta localizado no Municipio de Machynlleth no pais de Gales –

Figura 8 36 pessoas participaram em CAT

O CAT é hoje um centro de educação e visitantes que demonstra soluções práticas para a sustentabilidade. Cobre todos os aspectos da vida ecológica: construção ambiental, eco-saneamento, gestão florestal, energia renovável, eficiência energética e crescimento orgânico.

Figura 9 Dialogos transatlanticos no pais de Gales

Vídeos cantando: CLIQUE AQUI

Instalações

Seu espaço é um exclusivo e valioso centro de demonstração prática, um laboratório vivo com uma enorme variedade de exemplos vivos de soluções sustentáveis.

Figura 10 CAT nos recebeu colorosamente com 5°C

A CAT possui a maior gama de sistemas renováveis ​​instalados em qualquer lugar. Esses incluem:

  • Fotovoltaica
  • Térmica solar
  • Uma micro-grade
  • Sistemas fora da rede e conectados à rede
  • Biomassa combinada calor e energia (CHP)
  • hidro
  • Bombas de calor de fonte de ar
  • Uma comunidade principal de calor
  • Uma gama de pequenas e médias turbinas eólicas
  • Temos também dois sistemas de cama de junco, nosso próprio abastecimento de água e extensos jardins orgânicos.

Em nossas atividades do dia-a-dia nós:

  • Um centro de visitantes aberto 7 dias por semana, com 7 acres de exibições interativas.
  • Ofereçe um serviço de informação gratuito, respondendo a perguntas sobre todos os aspectos da vida sustentável.
  • Administra uma escola de pós-graduação com vários graus de pós-graduação em arquitetura ambiental e energia renovável.
  • Realiza cursosresidenciais e de um dia para o público em geral, além de cursos mais especializados para construtores, engenheiros, eletricistas e encanadores.
  • Fornece educação baseada em currículo para visitar escolas, faculdades e universidades.
  • Realiza viagens de educação residencial para escolas e faculdades em nossas exclusivas cabines ecológicas.
  • Realiza trabalho de divulgação educacional, incluindo treinamento de professores e visitas escolares.
  • Publica livros sobre questões ambientais importantes – e suas soluções.
  • Executa programas de voluntariado bem sucedidos para aqueles que querem ganhar experiência prática.
  • Tem uma rede crescente de membros apoiadores que recebem nossa revista trimestral e um convite para nossa conferência anual.
  • Forneçe uma loja ecológica e um restaurante vegetariano no local. Para os mais distantes, também temos um serviço de venda por correspondência.

Figura 11 Além de muito diálogo, MUITA DANÇA !

Também executa ou estamos envolvidos nos seguintes projetos:

  • ZeroCarbonBritain – uma série de relatórios de pesquisa abordando cenários para reduzir as emissões do Reino Unido a zero em 20 anos.
  • Coed Gwern – 15 acres de floresta manejada sustentavelmente, que abriga uma variedade de cursos, além de ser monitorada e gerenciada para a biodiversidade.
  • Dyfi Biosphere – a única Biosfera da UNESCO no País de Gales.

Para maiores informações visite: http://www.cat.org.uk/

 

 

2° INGLATERRA – LEEDS

Na terça feira 4 saimos do pais de Gales e fomos para Inglaterra, para o Município de Otley e de Leeds. A quarta feira 5 e a quinta feira 6 de dezembro foram dois dias cheios de atividades ligadas a Universidade de Leeds.

Figura 12 Universidade de Leeds

Na quarta feira passamos o dia inteiro na Universidade de Leeds reunidos para dialogar sobre os “BONS VIVERES”; de manha cedo ate a noite. Primeiro com um grupo de pesquisadores, alguns professores, outros doutorandos e outros em pós-doutoramento. No fim do dia uma mostra de vídeos com debates.

Figura 13 Roda de Cruzamento de Saberes com Pesquisadores

Figura 14 Alem de Ingleses e Brasileiros, Colombianos, Peruanos, Mexicanos, Chilenos e outros

Figura 15 Vereador do partido verde conversou sobre “Gestão Gemeas”

Figura 16 Cooprodução Colombiana, Inglesa e Brasileira apresenta os BENS VIVERES, vídeo com legendas]

Figura 17 Cineforum

Na quinta feira, foi também um dia inteiro na Universidade, apresentando especialmente o projeto “ARTE ELETRONICA INDIGENA” e visitando a mostra “INDIGENAS DIGITAIS”.

 

Figura 18 Evento sobre AEI, porta de entrada

Figura 19 AEI, projeto baiano interagindo com a Universidade de Leeds

Figura 20 Assistindo e comentando os vídeos do AEI

Figura 21 Delegação junto a dois posdoutorando brasileiros da Universidade de Leeds: Anai e Andreas

Ao médio dia fizemos uma pausa para conhecer o restaurante cooperativa “Rainbow Junktion” – 24 Regent Terrace, Leeds LS6 1NP, Reino Unido que também funciona como um Ponto de Cultura que promove eventos, economia solidaria e direitos humanos. E pela noite tomamos o trem a LONDRES.

Figura 22 Almorço com muito diálogo, unidos pelos Direitos Humanos

3° INGLATERRA – LONDRES

 

A sexta feira 7 estava marcada com dois compromissos; participar de um programa de radio e partilhar de 14:30 hora e ate as 17:30 hora, uma roda de conversa com membros e militantes da ATD Quarto Mundo e assim fechamos nossas atividades no Reino Unido.

 

Figura 23 Rádio em Londres, programa de 1 hora

Figura 24 Apos de uma hora de programação, a foto da equipe

Radio:

VIDEO 01

VIDEO 02

VIDEO 03

 

Desde que foi criado, há 60 anos, o movimento ATD Quarto Mundo luta contra a miséria no planeta. A entidade, que existe em mais de 100 países, entre eles o Brasil, foi uma das incentivadoras da criação do Dia Mundial da Erradicação da Pobreza, data celebrada em 17 de outubro e reconhecida pelas Nações Unidas. Mas para a organização, a pobreza não deve ser avaliada apenas do ponto de vista econômico.

Fundado na França pelo padre Joseph Wresinski, o movimento ATD atua no Brasil há dez anos, com atividades principalmente no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e, através de parceria com a ONG Thydêwá, na Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco. O Movimento ATD (Ação de Todos pela Dignidade) Quarto Mundo propus juntar aos indígenas brasileiros e seus aliados aos militantes da exclusão e os excluídos do Reino Unido. Sim, nos países do chamado primeiro mundo há excluídos, a pobres, a violações aos Direitos Humanos. E, através do diálogos todos aprendemos com todos. Em Roda partilhamos nossas experiências e cantamos e dançamos, buscando juntos novos caminhos para combater todos os tipos de misérias.

 

Figura 25 ATD Quarto Mundo une militantes ingleses e brasileiros

 

Figura 26 Em circulo todos aprendemos com todos.

Retratos pintados com os militantes de ATD Londres:

RETRATOS PINTADOS ALBUM 01

RETRATOS PINTADOS ALBUM 02

 

HUMANIDADE é INTERNACIOBAL – SOMOS EM REDE

Vejam nossos RETRATOS – alguns INDIGENAMENTE ILUMINADOS!

Uma semana no Reino Unido permitiu fortalecer muitas relações e criar novas. Fortalecer muitos projetos e sonhar com novos emprendimentos. Entre as pessoas quais as quais tivemos maior diálogo lembramos aqui:

 Nossa parceira inglesa de cabeceira: Thea Pitman

2019 is the International Year of Indigenous Languages. It is also the year I turn 50. As such, my New Year’s resolution is to learn an indigenous language (besides English), and so I’ve started

Welsh. So far I‘ve learnt the words for dragon (draig) and beer (cwrw). I’m hoping these two words will be helpful while we’re at the Centre for Alternative Technology.

 

Nossa parceira de muito apoio! Nossa pedra: Anni Raw

I’m Anni. I’ve have had a nomadic life, wandering through creativity, music and arts, change, people and groups, and anger at social injustice. I spent 10 years as a singer and a community musician; I love having a fantastic time making things (futures?) with other people!

 

Nosso parceiro da UNIVERSIDADE AUTONOMA DEL CAUCA (COLOMBIA)

Jorge Mauricio Escobar

“Mi nombre es Jorge Mauricio Escobar, profesor universitario hace 14 años por vocación e interesado en los procesos de apoyo y fortalecimiento en comunidad a través de la investigación en comunicación, cambio social y buen vivir. Frustrado fotógrafo, amante de los documentales sociales y comunicador social- periodista de formación.”

 

Nossa parceira ATD QUARTO MUNDO BRASIL, parceira de exportação!!

Mariana Guerra

I´m Mariana. I live in the countryside, in Brazil, with my husband and three kids where we experience living in nature and in relationship with local people who believe in abundance, gifts and care of each other. We take part of ATD Fourth World Movement acting for the respect of everyone´s dignity and against extreme poverty and injustices.

 

Nic Salazar

I am a Chilean- British researcher, author, artist and dad. My interests are nature, traditional ways of living, alternatives to development, art for social change, alternative perspectives from the Global South. I enjoy walking and climbing outdoor, reading, writing, drawing, playing music, singing, playing with children, poetic and critical thinking, silence and quietude.


Tawanã

Meu nome é Tawanã, sou da tribo Kariri-Xocó, de lagoas – Brasil. Trabalho com cantos e danças, com artesanatoe com ervas medicinais.Sempre procuro poder ajudar meu povo e a outras pessoas também. Eu sou uma pessoa que sempre busquei fortalecer a nossa cultura indigena para ela não morrer. Espero em breve encontrar todos vocês!

 

Fausto Llopis,

Community Organiser based in London: https://www.spacehive.com/thefarmcafe. I have been serving people and organisations to connect deeply, collaborate and find collective solutions to our daily issues. I do it by deep listening, co-facilitating, connecting people and resources and most importantly, designing spaces for the collective intelligence of the community to be awaken through play, dialogue and art. I feel blessed to be able to be part of this gathering. Thanks a lot!

 

Fernando Atiã Pankararu

Eu sou Fernando Monteiro dos Santos – Atiã Pankararu. Sou um dos representantes da Nação Pankararu, faço parte da COPIPE – Comissão de Professores Indígenas de Pernambuco. Faço parte da pajelança de meu povo. Sou professor de Arte Indígena e sócio da ONG Thydêwá.Trabalho afirmando nossa identidade e nossas tradições sagradas.

 

Carol : “… uma brasileira oh oh oh….”

 

Giuseppe Cocco

é professor da UFRJ e participa de Rede Universidade Nômade – Brasil. Desde o meado da década de 1990, tenta pensar os desafios e contradições da globalização a partir do devir-Brasil do Mundo e do devir-mundo do Brasil.

 

Maria das Dores de Oliveira

Indígena do povo Pankararu, do Estado de Pernambuco, Brasil, linguista, com atividades relacionadas às políticas públicas para educação escolar para os povos indígenas, Possui vários artigos publicados relacionados a sua pesquisa com a língua indígena Ofayé. Atualmente é colaboradora da ONG Thydêwá, com participação em alguns dos projetos dessa Organização.

 

Mauricio Acosta

aprendí de las comunidades indígenas colombianas que hay que caminar en colectivo para defender la Madre Tierra. Por eso, desde el territorio indígena Nasa, me dedico a la producción de video para contribuir a las comunidades que tejen dignamente las resistencias de sus pueblos.

 

Nesta encarnação me visto como Sebastian Gerlic, atuo como presidente da ONG Thydêwá e vivo coresponsavel pela minha felicidade e pela de todos; isso me instiga, provoca e inspira a sintonizar meu coração ao coração da Terra e, junto a toda vida, participar da sinfonia. Nasci na Argentina e antes dos 25 anos me mudei para o Brasil atraido pela sabedoria e espiritualidade das pessoas e dos povos mais massacrados. Em breve vou completar 50 anos nesta nossa casa comum.

 

Recommended Posts