Neste 2011, nos meses de Abril, Maio e Junho, a ONG Thydêwá esta realizando a Campanha: “Somos Diversidade – Somos Patrimônio” que consiste em aproximar, através de ações e produtos, a sociedade brasileira a conhecer as culturas indígenas.

O livro “Índios na visão dos Índios: Somos Patrimônio” já começou a circular dentro das aldeias indígenas e, será lançado em breve para a sociedade geral.

O livro tem depoimentos e fotografias de mais de 40 indígenas autores, pertencentes a 10 etnias diferentes, localizadas em: Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio de Janeiro.

O livro tem 64 paginas, através das quais diferentes indígenas partilham diferentes visões, incitando a todos a refletir sobre o valor das sabedorias tradicionais, das populares, não sobre a propriedade privada mas, sobre o Patrimônio da Humanidade.

Em breve colocaremos o livro para “baixar gratuita e livremente da internet”, da mesma forma em que já disponibilizamos os primeiros 12 livros da coleção.

Queremos receber sua opinião! Você já viu o livro, o que você achou? Você não viu ainda, esta interessado, por que? Você quer um livro para sua escola, para a biblioteca de sua comunidade… Você acharia bacana que enviássemos um para alguma instituição em especial? Poste seu comentário abaixo desta matéria!


Em Abril  lançamos:

O CD “KARIRI-XOCÓ CANTA ROJÃO” no Museu Théo Brandão, em Maceió (AL), no dia 15 de abril, às 18h. O evento contou com a presença dos indígenas que cantaram para o público  (entrada e livre e gratuita).

“Os Kariri-Xocó têm sua tradição milenar sagrada nos cantos do Toré. Durante os últimos séculos, os Kariri-Xocó têm feito roças e malocas em regime de mutirão e, para aliviar os esforços dos trabalhos cantam Rojão”. Nhenety Kariri-Xocó.

O CD registra 1 hora de música, 14 Rojões: CAPIM DA LAGOA; CUIBÁ DA LAGOA; MÃE DA LUA FALA; Ê OI MEU BEZERRO; O MEU PASSARINHO VERDE; OLHA O BALÃO CELINA; SERRA DA BANDEIRA; OLHA A ONÇA; OI PENA; LAGOANA; ÊDCHA Ê; BOI PRETO e ELENA.

Leia mais sobre  cd

O CD “Toantes, Buzio e Toré Pankararu” no Terreiro do Poente, na aldeia Brejo dos Padres, Terra Indígena Pankararu (Municípios de Tacaratu – PE), no dia 17 de Abril, entre ás 14 e as 16h  (o evento foi livre e gratuito).

“Nós Pankararu somos essencialmente musicais. Nossos toantes são o ele entre o passado e o presente, entre o imaginário e o real. Cantamos e dançamos movidos pela fé, a alegria e o prazer. Cantamos agradecendo a vida. Dançamos a felicidade de sermos nós mesmos, os Pankararu!”Maria Pankararu.

O CD registra Toantes, Buzios e Toré nas vozes dos puxadores: Euclido, Atia, Francisco e Dida.

Leia mais sobre  o cd

O livro “Índios na visão dos índios: Potiguara” na aldeia São Francisco (Baía da Traição – PB), no dia 19 de Abril, entre as 09 e às 11h, um convite aberto para o ritual do Toré (evento foi livre e gratuito).

“Com este livro desejamos mostrar a verdadeira face do nosso povo, rompendo com a imagem equivocada que muitas pessoas têm sobre os povos indígenas. Esperamos que esse trabalho colabore para que se estabeleça um diálogo sobre igualdade e respeito às diferenças”. Irembé Potiguara.

O livro tem 64 páginas, mais de 50 fotografias… Tudo feito pelos próprios indígenas!

Leia mais sobre o evento e sobre este livro

Para a realização da campanha a ONG Thydêwá conta com a parceria do Banco do Nordeste Brasileiro (BNB) e com o Instituto do Patrimonio Artístico e Cultural da Bahia, o apoio do Ministério da Cultura, da Secretaria de Cultura do Estado de Alagoas e outros apoios pontuais.

Por favor, deixe seu comentário abaixo.