Serão desenvolvidas iniciativas de empreendedorismo com o objetivo de alcançar oito mil mulheres indígenas 

SONY DSC

Dezesseis mulheres de oito comunidades indígenas do Nordeste participarão de uma oficina de empreendedorismo entre os dias 23 e 27 de novembro.O encontro que começa no domingo (23) faz parte da Rede Pelas Mulheres Indígenas (http://www.mulheresindigenas.org), iniciada em março deste ano, e que ganha força pela união de 08 comunidades do Nordeste – Pataxó de Barra Velha, Pataxó de Cumuruxatiba, Pataxó Hã Hã Hãe, Tupinambá (BA), Pankararu (PE), Xokó (SE), Kariri-Xocó, Karapotó-Plakiô (AL).
Para este Encontro, foi convidada a especialista em empreendedorismo e turismo comunitário Larissa Boing.
“Esse tema é importantíssimo para nós indígenas porque em nossas áreas temos muitas riquezas e ao mesmo tempo temos muita pobreza. Acredito que o Curso de empreendedorismo irá despertar nas mulheres participantes o olhar para enxergar estas riquezas para projetar ações que minimizarão a pobreza que as cerca”, disse Potyra Tê Tupinambá, diretora executiva da ONG Thydêwá.
Este já é o quarto encontro organizado pela rede e ocorre na sede da ONG, em Olivença, Ilhéus (BA).
“Espero que a rede seja fortalecida através da partilha do que vem sendo desenvolvido na comunidade. E que todas as mulheres possam entender ainda mais sobre o que podem fazer enquanto empreendedoras que estão a defender o direito das mulheres. Também vamos planejar ações empreendedoras para empoderar as mulheres economicamente em cada comunidade, aliando a valorização da cultura a novas iniciativas”,  afirmou Joana Brandão, coordenadora do Pelas Mulheres Indígenas.
Além dos encontros presenciais, o projeto também se desdobra em uma plataforma online que reúne conteúdos desenvolvidos pelas mulheres das 08 comunidades. O projeto Pelas Mulheres Indígenas é patrocinado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência República (SPM-PR) e desenvolvido pela ONG Thydêwá.
A ONG Thydêwá trabalha desde 2002 para o fortalecimento das comunidades indígenas, para a consciência planetária e promoção da cultura da paz. Nos últimos anos, tem aliado a apropriação das Tecnologias de Informação, Comunicação e Aprendizagem a projetos que lutam por relações interculturais justas e verdadeiras, como a rede Índios On-Line (www.indiosonline.net – desde 2004); Índio Educa (www.indioeduca.org Brasil – desde 2011) e a Rede Indígena de Arte e de Artesanato (www.risada.org – desde 2011).
 Serviço:
O quê: MULHERES INDÍGENAS SE REÚNEM PARA DISCUTIR PROJETOS DENTRO DE SUAS COMUNIDADES
Contatos para entrevistas: Joana Brandão (73) 3269-1970
Fotos: Veja fotos e vídeos em nosso site http://www.mulheresindigenas.

 

 

Recommended Posts