REDE SOCIAL INTERÉTNICA CONVIDA AS PESSOAS A LUTAREM PELOS DIREITOS DAS MULHERES INDÍGENAS

DSC_0253


Vinte mulheres abrem para o mundo uma rede focada nos direitos das mulheres indígenas. A rede Pelas Mulheres Indígenas (http://www.mulheresindigenas.org) reúne conteúdos desenvolvidos por mulheres indígenas e ganha força pela união de 08 comunidades do Nordeste – Pataxó de Barra Velha, Pataxó de Cumuruxatiba, Pataxó Hã Hã Hãe, Tupinambá (BA), Pankararu (PE), Xokó (SE), Kariri-Xocó, Karapotó-Plakiô (AL).

 

A população indígena no Brasil é de aproximadamente 1 milhão de pessoas, segundo IBGE, sendo a parcela mais pobre da sociedade e mais discriminada. Porém, quem sofre mais discriminação ainda são as 444 mil mulheres indígenas, que além de sofrerem pela falta de território e cidadania, sofrem também abuso de poder e violência.

 

“Nós só somos lembrados no Dia do índio em que as escolas pintam as crianças de índio norte-americano, colocam aquela pena na cabeça, ou cantam até a música da Xuxa. Nós existimos, nós estamos presentes nessa sociedade, e queremos ser lembrados e respeitados sempre, como cidadãs brasileiras que somos”, disse a diretora executiva Potyra Tê Tupinambá.

 

A comunidade online lançada nesta semana representa uma rede iniciada em março deste ano e faz parte do projeto Pelas Mulheres Indígenas, patrocinado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência República e desenvolvido pela ONG Thydêwá.

 

Navegando no site, o usuário entra em contato com a realidade de mulheres em suas aldeias, que revelam através de sua cultura e de seu passado a história de 514 anos de Brasil. As histórias são contadas com textos, vídeos e fotografias produzidos pelas próprias indígenas.

 

“A rede ajuda a divulgar mais a luta das mulheres indígenas, as dificuldades, a realidade que cada mulher indígena passa. A realidade é diferente do que as pessoas falam. Falam que a mulher indígena é preguiçosa, mas nós somos iguais a qualquer outra mulher, e somos guerreiras”, disse Gessy Tupinambá.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”]

GessyTupinamba
“Nós somos iguais a qualquer outra mulher, e somos guerreiras” – Gessy Tupinambá

Com o apoio dos Pontos de Cultura Indígenas do Nordeste, do programa Mensagens da Terra, as mulheres recebem suporte para conexão de internet e para o uso de equipamentos, já que grande parte das aldeias estão em lugares afastados e possuem dificuldade de acesso à tecnologia. O Programa Mensagens da Terra, também de autoria da ONG Thydêwá, conta com o apoio do Ministério da Cultura.

 

A ONG Thydêwá trabalha desde 2002 para o fortalecimento das comunidades indígenas, para a consciência planetária e promoção da cultura da paz. Nos últimos anos tem aliado a apropriação das Tecnologias de Informação, Comunicação e Aprendizagem a projetos que lutam por relações interculturais justas e verdadeiras, como a rede Índios On-Line (www.indiosonline.net – desde 2004); Índio Educa (www.indioeduca.org Brasil – desde 2011) e a Rede Indígena de Arte e de Artesanato (www.risada.org – desde 2011).

 

Veja mais reflexões sobre o dia do índio produzida pelos próprios indígenas

Rede Índio Educa: Dia do Índio: Se comemora ou se Indigna? http://www.indioeduca.org/?p=1918

Rede Índios Online sobre o Dia do Índio: http://www.indiosonline.net/?s=%22dia+do+%C3%ADndio%22&x=-1069&y=-38

 

Serviço:

O quê: Rede reúne mulheres indígenas do Nordeste para lutar pelos direitos das mulheres e indígenas

Mais informações: www.mulheresindigenas.org, joana@thydewa.org, fernanda@thydewa.org

Contatos para entrevistas: Potyra Tê Tupinambá (73) 8159-6307, Joana Brandão (73) 9163 2839


Veja nosso canal do Youtube: mulheres@mulheresindigenas.org
[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Recommended Posts