Atualização: Estendemos mais uma vez o prazo. Quem ainda não enviou seu texto pode enviar até dia 20 de fevereiro de 2014. Quem já enviou e quer fazer alguma modificação ou enviar mais, fique a vontade.

Novo prazo: Até 15 de maio de 2014. Até 30 de maio de 2014.      7 de Junho

Convidamos a todos os indígenas que queiram participar do livro coletivo e multiétnico:

“MEMÓRIA DA MÃE TERRA”

Os interessados devem enviar suas propostas por e-mail até 15 de maio de 2014 30 de maio de 2014 (Novo prazo): 7 de Junho!

 

 

Sobre o tema do livro: “MEMÓRIA DA MÃE TERRA”

A Terra tem Memória. A Terra lembra. E muitos de nós – humanos – não sabemos mais nem lembrar e nem ouvir a nossa Mãe Terra. Nosso passado está ausente de nosso presente ameaçando o nosso futuro. Neste livro, os indígenas mediarão esta Memória conscientizando os leitores. Memórias da vida são necessárias nesta crise contemporânea na qual a civilização dominante impõe a cultura da morte.

Os indígenas atuarão como interlocutores da Mãe Terra sendo porta-vozes da Natureza. Os indígenas através deste trabalho destacarão a Memória e a Expressão dos sentimentos do nosso Planeta. Os filhos da Terra canalizarão este livro-semente para ser amplamente partilhado.

Sobre a produção colaborativa:

A ONG Thydêwá convida indígenas para que, como autores, através de textos e/ou fotos e/ou desenhos, venham participar da produção do novo livro da coleção Índios na Visão dos Índios: “Memória da Mãe Terra”.

O livro terá tiragem de 1.000 exemplares, sendo 600 para distribuir entre os indígenas autores e 400 entre os parceiros: Instituto Brasileiro de Museus, a Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultura do Ministério da Cultura e a Thydêwá.

O livro terá 64 páginas, com a previsão de 60 de autoria indígena e 04 institucionais.

Os indígenas autores poderão participar com um (01) ou vários conteúdos sendo que, em total, cada pessoa será responsável por,  no mínimo, 01  página e, no máximo, 08 páginas.

Dos 600 livros que serão distribuídos entre os autores indígenas será respeitada a seguinte escala:

Quem for autor de 01 página receberá 10 livros; de 02 páginas – 20 livros; de 03 páginas – 30 livros; de 04 – 40; 05 – 50; 06- 60; 07- 70 e de 08 páginas – 80 livros.

O tamanho da participação de cada autor dependerá da sua vontade e do diálogo entre os interessados com a comissão editora que irá equilibrar o livro visando a diversidade de enfoques, diversidade de etnias participantes e qualidade dos conteúdos.

Uma página do livro terá em média entre 100 e 400 palavras e/ou 01 foto. Para uma foto ser impressa no livro, ela precisará ter no mínimo 1000 Kb ou 1 MB. Quanto maior a resolução, melhor.

Para auxiliar a produção das matérias, haverá uma ajuda de custos de R$ 100,00 para cada página de conteúdo combinada com a comissão editora. Isto significa que no final do processo, os autores do livro terão partilhado, proporcionalmente, suas ajudas de custos, somando um total de R$ 6.000,00.

Cada autor receberá 50% da sua ajuda de custos quando formalizado um acordo escrito com a comissão editora e os 50% restantes assim que for concluída a sua participação na produção do conteúdo.

Quem quiser conhecer a coleção de livros já produzidos:      www.thydewa.org/downloads1                       .

 

Para os interessados em participar:                                        .        

Todo indígena que tenha lido esta proposta e concorde com a mesma pode participar. Esperamos que mulheres e homens, jovens e adultos, indígenas de várias etnias participem.

Os autores indígenas poderão produzir textos que podem ser contos, poesias, reportagens, reflexões, depoimentos, cartas… Total Liberdade de gênero e estilo!

O livro é para todo o público, é bom produzir sabendo que o livro poderá ser lido tanto por indígenas como não indígenas e que, provavelmente, venha ter muitos leitores jovens.

As matérias podem ser feitas por uma ou mais pessoas, até por um grupo… Uma pessoa fará contato com a Thydêwá para ser o representante da proposta de conteúdo.

O livro seguirá o seguinte cronograma de produção.

 

ATENÇÃO as MUDANÇAS!!! Alguns indígenas solicitaram mais tempo, e nós prorrogamos!!!

 

O livro seguirá o seguinte cronograma de produção:

Até 10 de Dezembro de 2013 todos os interesados devem enviar um email para: contatos@thydewa.org

Colocar como assunto: “Memória / seu nome e etnia”.

E no corpo do e-mail, responda: Qual é o seu nome? Qual é a sua etnia? Onde você vive hoje? E comente se você quer escrever e/ ou fotografar e/ ou desenhar . Fale qual é sua perspectiva, com que abordagem, gênero ou recorte você quer produzir… Partilhe sua proposta (em até 100 palavras).

Até 23 de Dezembro, cada indígena deverá ter mandado sua proposta de conteúdo.

A comissão “Editora” fará contatos com os indígenas para confirmar, esclarecer e/ou orientar os trabalhos para que até o dia 5 de Janeiro de 2014 a Comissão publique o resultado final da avaliação, definindo quais serão as matérias que irão compor o livro e quantas páginas terá cada autor.

Os indígenas selecionados receberão uma notificação, e enviarão por correio ou por email escaneado, um contrato simples apontando uma conta bancaria.

Ao receber esse documento a Thydêwá fará 50% do valor da ajuda de custos, e haverá a partir dai 30 dias para editar as matérias.

Até 10 de Fevereiro temos que ter todo o conteúdo fechado, significa que cada autor deverá ter enviado seu texto e sua ilustração ate essa data. e receberá assim o 50% restante de sua ajuda de custo.

Assim, se iniciará a fase da arte diagramação do livro, lançá-lo e distribuí-lo entre todos os autores até 15 Abril de 2014.

Pretendemos disponibilizar na internet uma versão digital do mesmo livro para qualquer pessoa interessada baixá-lo gratuitamente.

 

A Thydêwá fica receptiva a sugestões e aguarda as participações.

Recommended Posts