“É preciso que se planeje a partir da avaliação das necessidades e dos recursos disponíveis, enfocando o contexto político, social e econômico do público alvo e aumentando, assim, as chances de que as intervenções sejam aceitas pelos diversos públicos alvo.”

Eduardo Marino

Manual de Avaliação de Projetos Sociais

Pedagogia Social – Instituto Ayrton Senna

CARDIM

A Cardim Projetos e Soluções Integradas Ltda. é uma empresa privada, com fins lucrativos, situada na cidade de Salvador/BA, fundada em 18 de agosto de 2004, atuante no mercado baiano nas áreas da Educação, Cultura e Responsabilidade Social.

Baixar o portfólio da Cardim:

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”][download id=”2″]

FOCO DE ATUAÇÃO

Desenvolvimento de projetos, programas, eventos e ações para melhoria da qualidade de vida, objetivando ser útil a pessoas, empresas e instituições públicas e privadas, através da elaboração, coordenação, administração, execução e avaliação de estratégias de negócios, consultorias e projetos.

ATIVIDADES

Clientes Pessoa Física e Jurídica

Gestão de Projetos, com prioridade em elaboração, coordenação, produção executiva, administração financeira, prestação de contas, captação de ativos e enquadramento em editais de fomento e mecanismos de incentivo à cultura, educação e responsabilidade social, com ou sem o benefício fiscal. Possui projetos aprovados e patrocinados na Lei Rouanet (Artigos 18 e 26), Agência Nacional de Cinema – ANCINE, Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural – FAZCULTURA, Fundo de Cultura da Bahia – FCBA, Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB, Petrobras, Oi-Futuro, Fundação Nacional das Artes – FUNARTE, dentre outros.

Clientes Pessoa Jurídica (Empresas Públicas e Privadas – Terceiro Setor – Prefeituras)

Consultoria Empresarial para criação, coordenação e produção de campanhas, capacitação, cursos, palestras e eventos corporativos e institucionais; formatação de editais; disponibilização de banco de projetos; desenvolvimento de Marketing Cultural; orientação, acompanhamento e avaliação de projetos culturais para patrocínio cultural.

EQUIPE

Márcia Cardim – Pedagoga, Especialista em Projetos, Diretora

Eduardo Vasconcellos – Engenheiro Mecânico, Diretor

Tiago TAO – Comunicador Social e Produtor Cultural

Carina Carvalho – Apoio Administrativo.

_________________________________________________

PROJETOS / INICIATIVAS / AÇÕES

Programa: Além da Educação. Como transformar sonhos em realidade.

Consultoria para a empresa Monsanto do Nordeste S.A., objetivando a elaboração, coordenação e gestão de um programa para logística e distribuição gratuita de 70.000 livros de literatura infantil doados pela Fundação Educar – DPaschoal/SP, e realização de um evento para 500 educadores e gestores locais, envolvendo as Secretarias Municipais de Educação de Salvador, Camaçari e Dias D’Ávila, no Teatro Cidade do Saber, em Camaçari, Bahia. Este projeto foi contemplado, na América Latina, com o Prêmio “Monsanto Pledge – 2007”.

Curso: SMS – Segurança, Meio Ambiente e Saúde – Compromisso com a Vida

Consultora e Instrutora contratada pela Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobrás, para elaboração, coordenação e execução de 138 turmas, para mais de 2.300 pessoas na Bahia e 16 turmas ministradas para os Postos Avançados da RNNE, nas cidades de Aracaju, Recife, Fortaleza, Belém e Manaus, tendo ministrado mais de 1.200 horas de treinamento.

Seminário: Um dia inteiro de Consultoria. Como dar nova vida para a sua empresa!

Uma realização do CODE – Centro de Orientação a Dirigentes de Empresas, com o Economista Moacir de Lima. Produção Executiva da Cardim. (2007-2008): www.treinamentodirigentes.com.br

Curso: Gestão e Produção Cultural (maio/2008)

Instrutora convidada para ministrar capacitação para universitários e educadores da Faculdade de Comunicação – UCSal, durante a XI semana de Comunicação – SECOM 2008, com o tema “DIGITALIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO.

Prêmio Cultura Viva/Ministério da Cultura – MinC/Edição 2007

Consultora contratada pelo CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária/SP, para avaliação da 1ª e 3ª etapas nacionais. (2007)

Palestra: Planejando para conquistar – A Face Sul do Aconcágua.

Coordenação geral. (2003)

PROJETOS CULTURAIS

__________________________ÁREA: AUDIOVISUAL

Indígenas Digitais

Proponência e Produção Executiva. Parceria com a ONG Thydewá para concepção e produção de um vídeo documentário de 26 minutos, com suporte de finalização em HD Full e reprodução de 2.000 cópias em mídia DVD, lançamento na cidade de Salvador/Ba e realização de 02 eventos nacionais – gratuitos e populares. Patrocínio da Oi-Futuro e Chancela do Programa Fazcultura. Em execução.

Redenção. Cinqüenta anos de cinema baiano

Proponência da Produtora Iglu Filmes. Gestão administrativo-financeira com apoio financeiro do FCBA, objetivando a restauração do primeiro longa metragem baiano “Redenção”, de Roberto Pires. Em execução.

Coleção Glauber Rocha

Proponência da ABCV – Associação Baiana de Cinema e Vídeo e Direção técnica de Paloma Rocha – Tempo Glauber/RJ. Produção Executiva para enquadramento e gestão administrativo-financeira do projeto no FCBA objetivando a restauração do filme “O Leão de 7 Cabeças”, de Glauber Rocha. Em execução.

Fraternidade pelo Mundo.

Proponência da Produtora Nheengatu. Documentário que está registrando a 5ª volta ao mundo do navegador Aleixo Belov à bordo do Veleiro-Escola Fraternidade. Elaboração e enquadramento na ANCINE. Produção executiva e gestão administrativo-financeira. Em fase de enquadramento.

Peleja de Um Sertão Cinzento (A)

Proponência do Cineasta Henrique Dantas (Filhos de João. Admirável Mundo Novo Baiano). Produção de um documentário média metragem, contando a história de “Manhã Cinzenta”, filme que se tornou um marco na luta de liberdade de expressão contra a ditadura militar. Produção executiva para gestão administrativo-financeira e prestação de contas parcial e final. Patrocínio da Petrobras e enquadramento na Lei Rouanet. Em execução.

Cuíca de Santo Amaro. Ele, o Tal

Proponência da produtora Doc Filmes e direção de Josias Pires e Joel de Almeida. Produção de documentário longa metragem 35mm, que relata a vida e obra de José Gomes, o poeta-repórter Cuíca de Santo Amaro. Produção executiva para enquadramento na Ancine (Art. 26), formatação de Convênio e Contrato com a Petrobras, gestão administrativo-financeira e prestação de contas parcial e final. Em execução.

Os Filhos de João.

Admirável Mundo Novo Baiano

Prêmio Candango: Crítica Popular melhor Longa-metragem.

Prêmio Candango: melhor Trilha Sonora.

42º Festival de Cinema Brasileiro de Brasília, nov/2009

Proponência do Cineasta Henrique Dantas. Finalização do longa documental sobre os Novos Baianos. Gestão administrativo-financeira e prestação de contas para o FCBA. Em execução.

RE FAZENDA

Proponência da Associação Fórum Pró-Cidadania. Enquadramento no Fazcultura e sistema SICONV. Produção Executiva e gestão administrativo-financeira. Em fase de enquadramento.

Naufrágios na Costa do Brasil.

Do Descobrimento ao Século XXI

Proponência do realizador audiovisual Dylton Lima, produtora Blue Dive Imagem & Ação. Produção executiva para elaboração e enquadramento do projeto, captação de recursos, gestão administrativo-financeira, ação social e prestação de contas através da Lei Rouanet, Art. 18, com patrocínio da Ferbasa. Em execução.

Premonição

Proponência da produtora Doc Filmes e direção de Pedro Abib. Produção de curta metragem ficcional, com Antônio Pitanga, que busca resgatar o espírito do bairro do Pelourinho, na cidade de Salvador-Bahia. Produção executiva para enquadramento na Lei Rouanet, Fundo de Cultura da Bahia – FCBA e Lei Municipal Viva Cultura, patrocínio da Petrobras, gestão administrativo-financeira e prestação de contas. Em execução.

V Panorama Internacional Coisa de Cinema

Proponência da ONG Coisa de Cinema. Produção Executiva para prestação de contas final junto ao Fundo de Cultura da Bahia – FCBA.

Cães

Candango de Crítica do Júri,

Candango para Melhor Ator: Hilton Cobra

Candango para melhor Fotografia

41º Festival de Cinema Brasileiro de Brasília, nov/2008.

Proponência da produtora Doc Filmes, sob a direção de Moacyr Gramacho e Adler Kibe Paz. Produção de curta-metragem ficcional em 35mm, que trata da exploração de pequenos agricultores em municípios do interior por grandes fazendeiros da Bahia. Produção Executiva para enquadramento na Lei Rouanet, patrocínio da Petrobras, gestão administrativo-financeira e prestação de contas.

O Prisioneiro da Torre

Prêmio Braskem – Categoria Cinema (2007).

Exibição no III ANIMAÍ, em 02 de agosto de 2009, no Teatro Castro Alves/BA

Proponência do designer e arquiteto José Vieira Vasconcellos Neto e produtora Zambezi Serviços de Criação Digital. Produção Executiva e gestão financeira.

XXXV Jornada Internacional de Cinema da Bahia

Proponência da ABCV – Associação Baiana de Cinema e Vídeo. Produção executiva para enquadramento e gestão administrativo-financeira no Fundo de Cultura da Bahia – FCBA.

Vídeo Documentário “Naufrágios na Costa da Bahia, parte 2. A Verdadeira viagem no tempo continua”.

Proponência do realizador audiovisual Dylton Lima, produtora Blue Dive Imagem & Ação. Produção executiva para elaboração e enquadramento do projeto, captação de recursos, gestão administrativo-financeira, ação social e prestação de contas através do Programa FazCultura e patrocínio da Monsanto do Nordeste S/A.

Vídeo documentário: Naufrágios na Costa da Bahia

Proponência do realizador audiovisual Dylton Lima, produtora Blue Dive Imagem & Ação. Produção executiva para elaboração e enquadramento do projeto, captação de recursos, gestão administrativo-financeira, ação social e prestação de contas através do Programa FazCultura e patrocínio da Monsanto do Nordeste S/A.

_________________________ÁREA: ARTES CÊNICAS

TEATRO

Uma vez. Nada mais

Prêmio Braskem: melhor espetáculo adulto de 2009.

Prêmio Braskem: melhor atriz para Aícha Marques.

Proponência da atriz Maria Menezes. Montagem e temporada baiana do espetáculo teatral “Uma Vez. Nada Mais”, com as atrizes Maria Menezes e Aícha Marques, sob a direção de Hebe Alves. Projeto contemplado no Edital Manoel Lopes Pontes, Funceb/2008. Produção executiva e gestão administrativo-financeira. Em execução.

As Velhas

Proponência, elaboração, produção executiva e gestão administrativo-financeira. Montagem do espetáculo teatral “As Velhas”, de Lourdes Ramalho, direção de Hilton Cobra e quinze experientes atores baianos. Selecionado pelo Edital Manoel Lopes Pontes 2009/2010 – FUNCEB/FCBA. Em execução.

Matilde. La cambiadora de cuerpos

Elaboração e encaminhamento do espetáculo teatral “Matilde, la cambiadora de cuerpos”, sob direção de Hebe Alves, com as atrizes Elaine Cardim e Tatiana de Lima. Selecionado no Edital “Manoel Lopes Pontes – 2009/2010, FUNCEB”. Em execução.

Auto da Camisinha

Proponência do Ator e Produtor Jorge Baia. Produção executiva para gestão administrativo-financeira junto ao FCBA. Espetáculo popular que, através do cordel nordestino, incentiva o público presente à prevenção da DST e AIDS com o uso correto do preservativo masculino. Apresentações em 10 municípios do estado da Bahia, durante o ano de 2008.

Auto da Camisinha – Sertão a fora

Proponente em parceria com o Grupo de Atores Reunidos. Enquadramento Lei Rouanet, administração, Produção e prestação de contas. Em fase de captação.

Policarpo Quaresma – Circulação Nordeste

Enquadramento Lei Rouanet, sob a proponência da produtora Celeiro das Artes.

Comuns Eventos e Projetos Culturais Ltda.

Consultoria para elaboração de projeto técnico, orçamento físico-financeiro e cronograma de desembolso para a empresa, localizada no estado do Rio de Janeiro.

Teatro Castelo Rá-Tim-Bum. Onde está o Nino?

Produção e Realização em parceria com a produtora Danielle Bahamonde. Elaboração de projeto de marketing, captação de recursos e patrocínio da Telebahia-Celular (VIVO). Coordenação de equipes e ação arte-educativa para 60 escolas particulares em Salvador/BA.

InSônia

Montagem e circulação do Espetáculo Teatral “InSônia”, texto de Nelson Rodrigues e direção de Hebe Alves. Produção Executiva para elaboração e enquadramento no Programa Fazcultura e Lei Rouanet. Projeto de montagem, produção, divulgação e circulação. Três temporadas em Salvador, Balaio Brasil do SESC/São Paulo, Palco Giratório SESC Nacional (Tocantins, Rio Grande do Sul e Paraná), 14º Festival Universitário de Teatro de Blumenau, 25º Festival de Inverno de Campina Grande – Paraíba, VII Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga – Ceará, II Mercado Cultural Latino Americano, em Salvador, 8º Festival Internacional de Teatro de Sibiu, Romênia e Bucharest, no Estúdio Cassandra, Teatro Sesc SP.

Zapt & Zupt – Traques e Truques.

Vamos manter o verde vivo!

Elaboração e enquadramento do projeto no Fazcultura. Em fase de captação.

DANÇA

O Brasileiro Gil – Circulação

Proponente: Memória Cultural Ltda. Avaliação de projeto já apresentado ao MinC objetivando aprová-lo na Lei Rouanet. Projeto aprovado e em fase de captação.

__________________________ÁREA: PATRIMÔNIO

Plano Anual de Atividades do MAM – Museu de Arte Moderna da Bahia

Proponência do IPAC – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia. Produção executiva para elaboração e enquadramento na Lei Rouanet. Em fase de captação.

Reforma e Renovação – Biblioteca do Mosteiro Cisterciense de Jequitibá

Proponência da Fundação Divina Pastora (Mundo Novo – Bahia). Produção executiva para elaboração e encaminhamento do projeto na Lei Rouanet, e gestão administrativo-financeira durante sua realização. Aguardando publicação DOU.

Ora ET Labora

Proponência da Fundação Divina Pastora (Mundo Novo – Bahia). Produção executiva para elaboração e encaminhamento do Projeto para o Edital EDITAL 10/2009 – Apoio à Execução de Obras de Restauração de Bens Imóveis tombados no Estado da Bahia – IPAC/FCBA, compreendendo a restauração arquitetônica e artística do MOSTEIRO DOS CISTERCIENSES EM JEQUITIBÁ, através da criação do Espaço de Conto Histórico e dos Museus Labora e Natura. Selecionado como 1º Suplente. Aguardando resultado.

_______________________ÁREA: ARTES INTEGRADAS

I Festival de Arte e Cultura – Tempero no Forte

Proponência da produtora Djanira Dias. Elaboração e enquadramento no Programa Fazcultura, e gestão administrativo-financeira. Em fase de Captação.

Rua das Artes

Parceria da CARDIM com o CECOM para elaboração e enquadramento do projeto sociocultural e educacional no Fazcultura, compreendendo a realização de oficinas artísticas e culturais para a comunidade de crianças e adolescentes do Alto da Bola, que vive na periferia do bairro da Federação, Salvador – Bahia.

Levando a Esperança

Proponência da Igreja Batista Esperança – IBE. Produção executiva para prestação de contas final do projeto junto à CESE – Coordenadoria Ecumênica de Serviços.

__________________ÁREA: LITERATURA / EDIÇÃO DE LIVRO

Índios na Visão dos Índios

(21.000 livros de literatura e fotografia)

Proponência da ONG Thydewas. Produção executiva para elaboração, enquadramento, gestão administrativo-financeira e prestação de contas do projeto no Programa Fazcultura, com patrocínio da rede Bompreço.

____________________________ÁREA: MÚSICA

Conexão Vivo Bahia – Ano I

Produção executiva para enquadramento no Programa Fazcultura e gestão administrativo-financeira. Em execução.

Bahia Jazz Festival

Produção executiva para enquadramento no Programa Fazcultura e Lei Rouanet e gestão administrativo-financeira (em fase de captação).

Punk Bossa

Empresa produtora para o músico Vandex. Produção executiva para elaboração, encaminhamento e gestão administrativo-financeira do projeto, selecionado no Edital Pixinguinha/Funarte. Em execução.

A Era do Rádio – Vamos falar de saudade (programa radialístico)

Produção executiva para elaboração de Book de Marketing e desenvolvimento de captação de recursos pelo programa Fazcultura. Patrocínio efetivado com Rede Bompreço do Nordeste S.A.

Lá Dentro da Mata

Proponência de Pablo Maurutto. Captação de recursos junto a empresas públicas e privadas e a editais.

__________________________ÁREA: MULTIMÍDIA

Índios-On Line Ponto de Cultura e portal

Proponência da ONG Thydewá. Produção executiva para elaboração, enquadramento no Programa FazCultura. Gestão administrativo-financeira e prestação de contas para Ponto de Cultura/MinC.

___________________________ÁREA: TODAS

Liceu de Artes e Ofícios da Bahia.

Mais de 15 projetos culturais, sociais e educacionais.

Consultoria empresarial para elaboração e enquadramento de projetos

socioculturais e educacionais em Leis de Incentivo Cultural e Editais públicos

e privados.

____________________________________________________________________

CLIENTES

ABCV – Associação Baiana de Cinema e Vídeo

Blue Dive Imagem & Ação Ltda.

CECOM – Centro Comunitário Batista Clériston Andrade

Centro de Ética Social Martin Luther King Júnior

CETEAD – Centro Educacional de Tecnologia em Administração

CODE – Centro de Orientação a Dirigentes de Empresas

Colégio Taylor Egídio (Jaguaquara/BA)

Cooperativa Baiana de Teatro

Doc Filmes Produções Audiovisuais Ltda.

Estúdio Em Transe Ltda.

Ferbasa – Indústria de Ferros e Ligas S.A.

Fundação Divina Pastora

Liceu de Artes e Ofícios da Bahia

MAM – Museu de Arte Moderna da Bahia

Memória Cultural Ltda.

Métrom Produções Artísticas Ltda. (PE)

Monsanto do Nordeste S.A.

Petrobras – Petróleo Brasileiro S.A.

Rádio Educadora FM

Rotary Club Simões Filho

Rotary Club Aratu

Secretaria de Educação do Estado da Bahia – SEC

Thydewá – Esperança da Terra

Zambezi Serviços de Criação Digital Ltda.

Artistas, Produtores, Diretores…

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]